Invisalign

Vantagens do Invisalign

1. Praticidade:
O alinhador ortodôntico é móvel e pode se retirado quando você precisar comer ou beber. Durante o tratamento você pode removê-lo quando for conveniente, como em jantares, festas e eventos corporativos.

2. Conforto
Diferente dos aparelhos metálicos convencionais, os alinhadores invisíveis não utilizam peças coladas ao dentes, fios ou bandas, desta forma proporcionam maior conforto ao falar e diminuem o risco de irritações e machucados na boca.

3. É discreto e imperceptível
Muitas pacientes rejeitam o aparelho metálico por causa da estética que ele apresenta durante o tratamento. Com o Invisalign não há esta preocupação, pois as placas são praticamente invisíves e personalizadas no formato da sua arcada dentária, desta forma, encaixam-se perfeitamente nos dentes, o que torna seu uso praticamente imperceptível.

4. Facilita a escovação e os cuidados com a higiene bucal.
Por ser removível há uma maior praticidade para realizar a limpeza diária quando comparado com os aparelhos convencionais. Passar fio dental entre os fios e bráquetes pode ser trabalhoso e muitas vezes a escovação não é feita 100%, o que contribui para o surgimento de tártaro, gengivite e cárie.

5. Melhora a autoestima
O uso do aparelho ortodôntico invisível contribui para trazer mais confiança sem interferir em sua vida pessoal ou profissional, afinal, na maioria dos casos, as pessoas nem percebem que você o está usando.

Como funciona o processo?

Inicialmente é realizada uma avaliação criteriosa do paciente seguida de um planejamento detalhado do caso. Após, por meio do software ClinCheck, são simuladas em 3D todas as etapas da movimentação dentária a ser feita pelo alinhador. O software, com dados inseridos pelo seu ortodontista, ajuda a garantir que cada dente se mova na ordem correta e no momento certo.

O método ClinCheck envolve: Escaneamento da boca do paciente com o iTero 2.0; Simulação da movimentação dentária na frente do paciente já na primeira consulta e planejamento do vídeo 3D;

O paciente é informado sobre a quantidade de placas necessárias e o tempo de uso do aparelho; Apresentação das etapas da simulação do planejamento antes da aceitação do paciente. Somente após a visualização e aprovação do paciente é que os alinhadores são confeccionados. O processo completo da confecção até a chegada do Invisalign no consultório pode levar de 25 a 60 dias, contudo, seu dentista irá lhe informar a data correta.

Após receber o Invisalign , o paciente deverá usar as placas 22 horas por dia, devendo trocá-las pelas seguintes a casa 7 a 14 dias conforme especificado pela Dra Karin. A cada consulta é agendado um retorno para monitoramento da movimentação dentária e entrega de novas placas.


Uso e cuidados com o alinhador

O Invisalign é um alinhador invisível que entrega o sorriso perfeito sem mudar sua aparência durante o tratamento. Assim como qualquer outro aparelho, ele precisa de cuidados.

Por isso, vamos mostrar como limpar os alinhadores e quais são os principais cuidados com o Invisalign. Com os alinhadores invisíveis você faz todas as suas atividades sem incômodo, desde ir ao cinema até praticar um esporte. Retire seus alinhadores para comer e fazer atividades físicas de contato e coloque-os novamente após a escovação;

Use seus alinhadores entre 20 a 22 horas por dia para melhores resultados;

Pais, os alinhadores de seus filhos adolescentes terão indicadores para que vocês tenham certeza de que eles estão usando por tempo suficiente;

Use cada conjunto por cerca de uma ou duas semanas, conforme prescrito pelo seu ortodontista;

Agende check-ups a cada seis ou oito semanas para acompanhar seu progresso. Menos visitas ao dentista significa mais tempo para curtir a vida;

A cada novo conjunto de alinhadores, você pode sentir uma pequena pressão extra nos primeiros dias, o que é totalmente normal;

Enxague-os todas as noites e escove-os delicadamente com sua escova de dente;

Para manter o seu Invisalign sempre limpo, o ideal é lavá-lo com água morna e escová-lo com a sua escova de dentes. Cuidar dos alinhadores é fundamental para garantir o sucesso do seu tratamento;

O cuidado com os seus dentes enquanto utiliza os alinhadores é exatamente a mesma que você teria se não utilizasse. É indicada a escovação completa dos dentes após cada refeição e o uso de fio dental também;

Para escovação, utilize uma escova de cerdas macias e certifique-se de que não sobrou nenhum resíduo nos dentes antes de recolocar o Invisalign;

Para garantir a vida útil do seu Invisalign, é indicado que sempre que retirá-lo da boca, você o guarde no estojo. Procure nunca colocar seus alinhadores diretamente no bolso ou enrolado em um papel.

Agora que você já sabe como cuidar do seu Invisalign, já pode sorrir sem medo nem preocupações!


Escaneamento intra-oral iTero

O escaneamento intra-oral feito pelo iTero 2.0 permite a obtenção de modelos 3D de forma rápida e confortável para o paciente. O escaneamento é feito em minutos e o incômodo para o paciente é mínimo, especialmente se comparado com a moldagem convencional. (colocar o vídeo explicativo).

Contenção

Agora, chegou a hora da finalização do tratamento Invisalign. Realmente é o momento mais aguardo por todos, tanto paciente quanto profissional. É o grande dia!

E ambos esperam a mesma coisa: ver os resultados. O paciente, ansioso para ver o seu novo sorriso. E o dentista, para confirmar mais uma vez o sucesso do tratamento como o Invisalign e também para conferir a satisfação de seu paciente em relação a todo processo.

É feito um raio-x para verificar o novo posicionamento da raiz dos dentes e fotos que permitem a perfeita comparação do antes e depois do tratamento. É nessa hora que todos se sentem realizados e satisfeitos com os incríveis resultados. Pode parecer um pouco contraditório, mas a finalização do tratamento Invisalign não significa exatamente que você não precisa mais cuidar dos dentes. É aí que você se engana.

Nessa consulta será instalada a contenção. Esse procedimento de instalação de contenção não é exclusividade do Invisalign. Para todos os tratamentos ortodônticos é necessário instalar contenção ao final.

Existem vários tipos de contenção. Você pode usar, por exemplo, uma contenção igual a usada para o tratamento com aparelho fixo convencional ou uma contenção parecida com um alinhador.

A Invisalign possui uma contenção chamada Vivera, feita com um material bem parecido com o alinhador, mas mais resistente. Também existem modelos de contenção WA e contenção fixa inferior. Você, juntamente com o seu dentista é que irão definir qual o melhor para seu sorriso.

O uso da contenção serve para garantir o melhor resultado possível e que não haja alteração no decorrer dos anos, dando estabilidade aos dentes em suas novas posições, por isso é tão importante. As visitas ao dentista agora serão menos recorrentes, mas não menos importantes. Você precisa continuar fazendo suas consultas de retorno para avaliação do tratamento.

É recomendada uma visita a cada seis meses, mas o dentista poderá determinar melhor o período dessas visitas.

Lembrem-se, o resultado final depende de seguir todas as orientações, e isso inclui as consultas de rotina.